A importância de um bom projeto luminotécnico

A importância de um bom projeto luminotécnico

Neste post falaremos um pouco das vantagens de se fazer um bom projeto luminotécnico.

 

Um projeto luminotécnico consiste na aplicação deliberada de luz para atingir efeitos estéticos e funcionais em um determinado ambiente. Combinando experiência prática com a necessidade de cada cliente, o projeto tem por objetivo a visualização adequada do espaço arquitetônico, levando em consideração as funções para que o ambiente é destinado. Por exemplo, um projeto de uma quadra (onde é necessário um nível de luminosidade alto) nunca poderá ser utilizado para um restaurante (onde a iluminação deve ser mais baixa e aconchegante).

 

 

 

Uma das coisas que mais ouvimos é: “Coloquei “x” refletores/lâmpadas em um local, mas ficou escuro, e agora?” A essa altura, o cliente já tinha montado e dimensionado toda parte elétrica para atender os refletores ou lâmpadas instaladas. Ou seja, para aumentar a quantidade, será necessário mais material, mais mão-de-obra e dependendo do caso, realocação das luminárias já instaladas.

 

 

Um projeto luminotécnico bom, feito por um lighting designer qualificado, poderá lhe proporcionar os seguintes benefícios:

 

– Economia de até 70% em energia, recomendando as melhores lâmpadas e refletores de led para cada local, assim como uso adequado da iluminação natural.

 

– Economia de cabos e fios. O LED consome muito menos e exige menos fiação pois dispensa reatores.

 

– Evitar ofuscamento. A escolha do tipo correta de luminária e posicionamento das mesmas evitará ofuscamento. Um cuidado importante que normalmente é deixado de lado pela maioria. O ofuscamento pode causar danos a visão.

 

 

– Dimensionamento correto e resultados sem surpresas. Antes de iniciar a instalação, o cliente já saberá o resultado final e qual o nível de luminosidade que terá em cada local. Lighting designers qualificados normalmente utilizam o Dialux, um software específico de iluminação, onde é possível fazer a simulação com diferentes tipos de lâmpadas e produtos. Além disso, o cliente contará com a experiência do profissional para entender e atender as necessidades de cada um.

 

 

 

– Valorização do ambiente e objetos. O profissional saberá valorizar os aspectos mais importantes de cada ambiente, iluminando-os de maneira correta.

 

Caso tenha interesse em nossos serviços de projetos e produtos LED, entre em contato conosco clicando aqui.